PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 23701 > PARCERIA ITA FECHA ACORDO COM PREFEITURA DE SãO JOSé DOS CAMPOS PARA CAPACITAçãO DE PROFESSORES

PARCERIA

ITA fecha acordo com prefeitura de São José dos Campos para capacitação de professores

Publicado: 2015-11-17 11:40:55
O acordo prevê o uso de novas tecnologias em educação na rede municipal de ensino

  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Prefeitura de São José dos Campos assinaram um memorando de entendimento na última sexta-feira (13/11). O acordo prevê a capacitação de professores e gestores da rede municipal de ensino básico, no uso de novas tecnologias em educação. A assinatura contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, além de professores e gestores da rede municipal de ensino.

O instrumento prevê a realização de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu ministrados por professores do ITA, na sede da instituição e no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), do Programa Escola Interativa, da Prefeitura. Os cursos são dirigidos a professores efetivos e gestores da Rede Municipal de Educação Básica.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em seu discurso fez uma retomada histórica, lembrando o Patrono da Engenharia da Aeronáutica Marechal Casimiro Montenegro Filho, que acreditava no progresso por meio da educação, idealizando o ITA para o desenvolvimento da cadeia produtiva aeronáutica. Mercadante enalteceu o Instituto como referência na área da educação e sobre a importância da parceria para a sociedade. "Este é o espírito do Montenegro, pensar a educação com vistas ao futuro", disse.

Antes da cerimônia de assinatura do Memorando, o Ministro da Educação visitou o canteiro de obras do novo Prédio da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA, que está sendo construído com recursos do MEC.

A parceria entre o ITA e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) com a Prefeitura de São José dos Campos nasceu há mais de 65 anos, quando o Município cedeu o terreno para a implantação do complexo de ciência tecnologia do Comando da Aeronáutica. Desde então, essa parceria cresceu e se intensificou nos últimos anos, por exemplo, em atividades ligadas ao Parque Tecnológico.

A Prefeitura contribui com o CASDVest, iniciativa de alunos voluntários do ITA que ministram aulas preparatórias para o vestibular a alunos de famílias de baixa renda de São José dos Campos e regiões vizinhas. Para o reitor do ITA, professor doutor Fernando Toshinori Sakane, a integração entre as instituições traz novos benefícios. "A atual parceria inova pelo seu caráter social, já que as anteriores tinham foco na área tecnológica e industrial e, agora, poderemos contribuir na área da educação básica".

Rede Municipal

A rede municipal de ensino de São José dos Campos conta com aproximadamente 61.700 alunos e cerca de 3.800 professores. São 46 escolas de Ensino Fundamental e 103 de Educação Infantil (74 de administração direta e 20 conveniadas).

ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública, ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. É especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Criado em 1950, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia.